quinta-feira, 28 de março de 2013

Recuperação

Após a Meia Maratona de Lisboa (noutro post falarei dessa prova) as habituais dores musculares fizeram-se de convidadas, mesmo depois de uma longa sessão de alongamentos. As opiniões sobre a melhor forma de recuperação divergem, desde os alongamentos ou o uso de meias de compressão, como podem ver aqui. Contudo na minha opinião nada bate uma corrida em ritmo lento. Já me aconteceu no passado, após uma prova ou treino mais duro em que tenha sentido muitas dificuldades (como foi o caso desta meia maratona), ter sentido muita força no treino seguinte, seja logo no dia seguinte, seja passados 2 dias. Quase parece que me sinto revigorado pela sova que levei no dia anterior! E ontem não foi excepção, com um treino curto de 6 km em que me senti muito bem (mesmo com algumas subidas). A cereja em cima do bolo foi a diminuição das dores ao longo do treino até que praticamente deixarem de existir. Tenho de abraçar mais este tipo de recuperação, pois tinha-me poupado umas boas 24 horas de dor se tivesse antecipado este treino logo para segunda-feira!

2 comentários:

  1. Os alongamentos são imprescindíveis, parece-me. Sem exageros, mas em boa dose :)

    Há quem prefira correr, há quem prefira não fazer nada. No meu caso, a natação funciona.

    Desta vez tive algumas dores normais mas, ao fim de dois dias, já não sentia nada.

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cross Training também é uma boa opção, seja natação ou por exemplo ciclismo a um ritmo baixo, por exercitarem outros músculos e terem muito menos impacto ao nível dos joelhos/pés.

      Obrigado pela contribuição

      Eliminar