terça-feira, 4 de junho de 2013

Race Report - Corrida do Oriente

Num fim de semana repleto de alternativas, com um prova na margem sul (2ª Corrida Volkswagen), decidi-me pela Corrida do Oriente, por ser mais perto de casa, mais concretamente no Parque das Nações. Sabia à partida que o percurso era plano e a zona bastante agradável, onde acabei por treinar na sexta antes de levantar os dorsais. Como a prova não fazia parte dos meus objectivos e apenas servia para avaliar a minha forma, não deixei de fazer um treino longo na sexta, o que me levou a descobrir toda uma zona nova, mais a norte, já em Sacavem/Bobadela, que em complemento com o Parque das Nações e a zona portuária podem-se tornar num bom percurso para treinos longos. 

No levantamento dos dorsais encontrei um amigo do meu clube de orientação (o Arménio) e fiquei a saber que não era o único representante do CPOC neste prova. Ia ter a companhia do Henrique e da Vera, com objectivos muito definidos. 

Cheguei à prova com cerca de 1 hora de antecedência, o que permitiu distribuir dorsais e aquecer sem stress, mas o que às 9h era uma temperatura amena rapidamente se estava a tornar num forno! Às 10h, minutos antes da partida, não conseguia parar de suar, mesmo estando parado.

Fruto do civismo que tenho assistido cada vez mais nas provas, já não existe o atropelo para começar na frente da corrida e por isso acabei por partir próximo da frente, o que me levou a cometer o mesmo erro de sempre, sair muito mais rápido do que tinha planeado (entre os 5/km e os 5.15).

Ao primeiro km foi feito a 4:39, algo que sabia que não ia conseguir manter. Não vi marca no percurso do quilometro por isso pensei que não havia, mas acabei por vê-la mais à frente o que me levou a desconfiar logo desde início da distância da prova. À medida que ia avançando mais crescia o diferencial entre o relógio e os kms do percurso. Aos 4 kms surgiu o primeiro abastecimento que não pode deixar de aproveitar devido ao calor. 

Foi encontrando mais amigos ao longo do percurso, o que me espantou bastante pois não havia muita divulgação sobre esta prova. 

Fui gerindo o esforço como conseguia, sendo os meus piores km o 7, 8 e 9 mas no km final consegui ir buscar forças para acelerar, e com a meta à vista e 54m no relógio pensei que o tempo oficial podia ser inferior à Corrida da Árvore, onde registei o meu melhor tempo aos 10km, com 55:09.

Acabei com o tempo oficial de 55:12, e 10.34km no relógio e no final falei com algumas pessoas que defendiam que o percurso tinha quase 500m a mais!

Realmente assim era difícil bater tempos. Acabei com um record pessoal no Endomondo de 53:36, descontando os últimos 300m que também foram feitos quase ao sprint (4:39/km).

A nível pessoal, gostava de ter ficado com uma marca oficial aos 10km melhor que os 55m, mas com mais 300m não consegui. Senti-me bem fisicamente e foi provavelmente a prova onde terminei com mais "combustível no tanque" o que me leva a pensar que devia ter acelerado mais cedo (provavelmente a 2km do fim).

Como pontos positivos o ambiente e a zona envolvente, bastante agradável, e o percursos bastante plano e propício a um ritmo elevado.

Como reparos à organização i) a hora de partida que às 10h levou a que a maioria dos atletas acabasse próximo das 11h, já com um calor insuportável e ii) a extensão do percurso, que apesar dos relógios não serem 100% exactos, não deverão ter um erro superior a 1%, numa prova desta distância.

Aqui estão os representantes do CPOC nesta competição, bem dispostos antes da partida (só o Henrique vestido a rigor):


Junto os resultados dos CPOCistas que vi, mesmo inscritos individualmente (peço desculpa por alguma omissão pois posso não ter visto toda a gente)

DorsalNomeGéneroIdadeEscalãoTempo FinalEquipaRetorno
593
ARMENIO MENDES
M
47
M4549
0:44:02
INDIVIDUAL
0:26:06
1391
ANTONIO S COSTA
M
45
M4549
0:50:07
INDIVIDUAL
0:30:05
1032
ANTONIO RODRIGUES
M
29
M2034
0:55:12
CPOC
0:32:34
1423
HENRIQUE SILVA
M
19
M0019
0:56:55
CPOC
0:26:31
1422
VERA ALVAREZ
F
20
F2034
0:56:56
CPOC
0:26:31

Sem comentários:

Enviar um comentário