quinta-feira, 9 de maio de 2013

"Born to Run" e a Corrida Minimalista

Tenho este post para escrever desde que criei o Blog. Apesar de ser um livro bastante conhecido e já me terem falado nele há mais ou menos 1 ano, acabei por tropeçar nele quando estava a pesquisar sobre Natural Running, quer no seu extremo "barefoot" quer na versão minimalista oferecida por diversas marcas de calçado desportivo.



O livro relata a descoberta de uma tribo no México que sempre viveu longe da civilização moderna mas que mantinha o hábito de correr grandes distâncias entre vilas distantes geograficamente. Desse ponto de partida parte para uma viagem antropológica aos primórdios do ser humano, e como a corrida está intimamente ligada à evolução biológica. Voltando a actualidade são apresentados alguns dos maiores ultramaratonistas do mundo, que se juntam no final para uma corrida épica com alguns dos melhores elementos desta tribo.
Com base nessa análise antropológica, uma das principais mensagem é como os ténis desportivos actuais são um dos principais inibidores para uma correcta evolução na corrida, principalmente quando se atinge um certo patamar de carga de treino.
Aqui acho importante fazer uma ressalva pois o "correr descalço" surge como a solução para todos os males actuais, quando na realidade é necessário uma aprendizagem a esta nova forma de correr, através da aterragem com a parte dianteira do pé e não com o calcanhar, que deve ser apenas usado a andar.
Ou seja, é importante para prevenir lesões mas necessita de trabalho específico de fortalecimento e de técnica de corrida como podemos ver pelos vídeos abaixo.






Irei voltar ao tema do minimalismo pois é algo que me interessa muito e onde estou a investir muito tempo / treino.

Sem comentários:

Enviar um comentário